Comentário de Matthew Henry Gênesis 1 - Versículos 9 a 13
A Criação
A obra do terceiro dia é narrada nestes
versículos sobre a formação do mar e da terra seca, e da formação da terra
frutífera. Até este ponto o poder do Criador foi exercido e empregado na parte
superior do mundo visível. A luz do céu foi acesa, e o firmamento do céu foi
fixado. Mas agora Ele desce para o seu mundo inferior, a terra, que foi criada
para os filhos dos homens, criado tanto para a sua habitação como para a sua
manutenção. E aqui temos um relato da preparação dela para ambos os propósitos,
e da edificação de sua casa e da colocação de sua mesa. Observe:
I. Como a terra
foi preparada para ser uma habitação para o homem, juntando as águas, e fazendo surgir a terra seca. Desse modo, em vez da confusão que havia (v. 2) quando a
terra e a água estavam misturadas em uma única grande massa, eis, agora, que há
ordem, tornando-as úteis por esta separação. Deus disse: Que assim seja. E
assim foi. Dito e feito.
1. As águas que haviam coberto a terra
receberam a ordem de recuar, e se juntar em um único lugar, ou seja, naqueles
espaços que eram adequados e foram designados para sua recepção e repouso. As
águas então afastadas, então recolhidas, e então alojadas em seu lugar próprio,
Ele chamou mares. Embora eles sejam muitos, em regiões distantes, e banhando várias
praias, seja na superfície ou no subterrâneo, há uma comunicação entre uns e outros,
e assim são um só, e o receptáculo comum das águas, para o qual todos os rios
fluem, Eclesiastes 1.7. As águas e os mares freqüentemente, na escritura,
significam dificuldades e aflições, Salmos 42.7; 69.2,14,15. O próprio povo de
Deus não está isento destas coisas neste mundo. Mas o seu conforto é que elas
são apenas águas que estão debaixo do céu (não há estas coisas no céu), e que
todas elas estão no lugar que Deus designou. E assim, elas devem ficar dentro
dos limites que o Senhor estabeleceu para elas. Como as águas foram reunidas no
princípio, e como elas ainda permanecem limitadas pelo mesmo Poder que as
confinou em primeiro lugar, elas são descritas de um modo elegante, Salmos
104.6-9, e são ali mencionadas como um motivo de louvor. Aqueles que descem ao
mar em navios deveriam reconhecer diariamente a sabedoria, o poder e a bondade
do Criador, ao fazer as grandes águas úteis para o homem para o comércio. E aqueles
que permanecem em casa devem se considerar devedores Àquele que mantém o mar
com bloqueios, e portas no lugar decretado. E segura as suas ondas orgulhosas,
Jó 38.10,11.
2. A terra seca surgiu e emergiu das águas, e foi chamada terra, e
entregue aos filhos dos homens. Alguns entendem que parece que a terra já
existia antes, mas não tinha utilidade, porque estava submersa. Assim, muitos
dos dons de Deus são recebidos em vão, porque estão enterrados. Faça-os
aparecer, e eles se tornarão úteis. Nós que, até hoje, desfrutamos o benefício
da terra seca (embora, desde que foi inundada uma vez e então seca outra vez)
devemos nos considerar inquilinos e dependentes de Deus, pois as Suas mãos
formaram a terra seca, Salmos 95.5; Jonas 1.9.
II. Como a terra foi suprida e adequada
para a manutenção e sustento do homem, ver 11,12. Uma provisão presente foi
feita agora pelos produtos imediatos da terra que, em obediência à ordem de
Deus, foram feitos no mesmo instante em que se tornou frutífera, e gerou erva
para o gado e para servir ao homem. Uma provisão foi feita igualmente para o
tempo futuro, pela perpetuação de diversos tipos de vegetais, que são
numerosos, variados, e todos curiosos, e cada um tendo a sua semente em si
conforme o seu tipo. Durante a continuidade do homem sobre a terra, os
alimentos devem ser tirados da terra para o seu uso e benefício. Senhor, o que
é o homem, para que seja assim visitado e considerado com tal cuidado, e feita
tal provisão para o sustento e a preservação daquelas vidas culpadas e
ofensivas que sem dúvida perderam os seus direitos! Observe aqui:
1. Que não é só a terra que é do
Senhor, mas também a sua plenitude, e que Ele é o proprietário de direito e o
distribuidor soberano, não só disto, mas de tudo o que a compõe. A terra era
vazia (v. 2), mas, agora, pelo poder da Palavra, tornou-se repleta das riquezas
de Deus e elas são suas. Seu grão e seu mosto, sua lã e seu linho, Oséias 2.9.
Embora o uso de tudo isto nos seja permitido, a propriedade permanece sendo dele,
e tudo deve ser usado para o seu serviço e honra.
2. Que a providência comum é uma
criação continua, e nela o nosso Pai trabalha até agora. A terra ainda
permanece sob a eficácia de sua ordem, para gerar a erva do campo e os seus
produtos anuais. E embora - de acordo com o curso comum da natureza - estes não
sejam milagres regulares, são, porém, casos constantes do poder incansável e da
bondade incessante do grande Criador e Senhor do mundo.
3. Que embora Deus regularmente faça
uso da instrumentalidade de causas secundárias, de acordo com a natureza delas,
Ele não precisa delas nem está preso a elas. Porque, embora os frutos preciosos
da terra sejam geralmente produzidos pela influência do sol e da lua (Dt
33.14), aqui encontramos a terra possuindo uma grande abundância de frutos,
provavelmente frutos maduros, antes que o sol e a lua fossem criados.
4. Que é bom provermos as coisas
necessárias antes de termos a oportunidade de usá-las. Antes que os animais e o
homem fossem feitos, havia aqui a erva do campo preparada para eles. Deus assim
lidou com o homem de forma sábia e bondosa. Que o homem não seja, portanto,
tolo e insensato consigo mesmo.
5. Que Deus deve ter a glória de todo
o beneficio que recebemos dos produtos da terra, seja como alimento ou remédio.
E Ele que ouve os céus quando eles ouvem a terra, Oséias 2.21,22. E se
tivermos, através da graça, um interesse Naquele que é a fonte, poderemos nos
alegrar nele quando as correntes se secarem e a figueira não florescer