Quatro coisas que devemos lembrar em meio as preocupações - Cristina Fox

Quatro coisas que devemos lembrar em meio as preocupações - Cristina Fox

Quatro coisas que devemos lembrar em meio as preocupações - Cristina Fox


Pense em sua resposta a esses eventos inesperados da vida:
  •    Seu marido perde o emprego e tem um bebê a caminho.
  •    Seu filho foi diagnosticado com uma doença crônica que requer medicação cara e cuidados com os sintomas.
  •    O ministério que você tem se esforçado para construir não está funcionado como deveria.
  •    Você tem que mudar de casa porque trocou de trabalho, mas não pode vender sua casa.

Se você é como eu, e alguma dessas circunstâncias aparecem na sua vida, você ficaria preocupada. Sua mente vai se encher de suposições; passaria noites sem dormir pensando em todas as coisas que precisa fazer e todas as que podem dar errado. Seu estômago se retorceria e te daria pontadas na cabeça. Você se sente impotente e oprimida.

Preocupações parecem vir naturalmente à nós. É algo que fazemos sem sequer tentar, quase como respirar. Para muitos de nós, é uma forma de viver e não conseguimos imaginar um dia sem preocupações.

A preocupação é um tipo de pecado “aceitável”. Um pecado aceitável é algo que consideramos normal, porque todo mundo faz, como fofoca ou tomar um litro de sorvete compulsivamente no final de um dia estressante. De muitas formas, a preocupação torna-se “aceitável” porque é algo que fazemos com os outros. Às vezes, até  tentamos fazer com que nossos amigos sintam que as nossas preocupações são maiores do que as deles ao comparar o estresse do nosso dia, a responsabilidade que temos no trabalho e como as nossas agendas estão cheias.

Como crentes, sabemos que Jesus disse: “não se preocupem...” (Mateus 6: 25-34); não obstante, como podemos fazer isso? Como podemos enfrentar a perda de um emprego, a doença, a insegurança e o futuro desconhecido sem se preocupar?

Lembrar e esquecer

Acho que quanto mais envelheço, mais esquecida fico. Entro em uma sala, paro e digo pra mim mesma, “Por que eu vim aqui?”

Quanto mais ocupada estou, mais esquecida fico. Esqueço consultas médicas, aniversário de familiares e lista de compras do supermercado. Para ajudar minha memória, escrevo notas e coloco em lugares importantes. Além disso, eu encarrego meus filhos de me lembrar dos lugares que temos que ir para não esquecer de levá-los.

A preocupação é principalmente uma questão de falta de memória. Estamos envolvidos no que está acontecendo ao nosso redor e esquecemos quem governa e reina sobre as preocupações de nossas vidas. Esquecemo-nos de que nós não nos pertencemos, mas a Deus; esquecemo-nos da graça imutável de Deus por nós. 

Quando estamos preocupados com os problemas desta vida, precisamos refrescar nossa memória; precisamos lembrar da verdade; precisamos trazer nosso coração ao nosso Deus Soberano, lembrando quem Ele é e o que tem feito.

Quatro coisas que devemos lembrar em meio as preocupações:

1. Isso não é surpresa para Deus: Deus é soberano sobre tudo. Ele sabia antes de tudo começar que você seria sua filha, salva pelo sangue de Seu Filho. Ele que colocou as estrelas no céu e usa as nuvens como apoio para os pés, sabe quantos fios de cabelo você tem na cabeça, o número de dias que você vai viver e o que falará antes de dizer (Salmos 139:4). Em Mateus 6, nos diz que Deus sabe do que precisamos. Portanto, esta situação que te mantém acordado à noite não surpreende seu Pai no céu. Ele não se choca com isso; Ele não está confuso ou roendo as unhas, imaginando o que fazer. Mesmo que a situação esteja sob controle. Ele sabe exatamente como usá-lo para sua glória e para o seu bem. Isso não surpreende a Deus” é uma frase que digo para mim mesma no meio das circunstâncias angustiantes.

2. Deus é bom e fiel: Uma das características definidoras de Deus são a Sua Bondade e Sua Fidelidade. “Porque o Senhor é bom e seu amor dura para sempre; sua fidelidade permanece para sempre” (Salmos 100:5). Deus é santo e justo; Ele só pode fazer o que é bom.

Também é fiel: cumpre a Sua Palavra. As próprias palavras de Deus fazem as coisas acontecerem, “porque eu, o Senhor, falarei, e o que eu disser se cumprirá sem demora... (Ezequiel 12:25) O Senhor dos Exércitos jurou, dizendo: Como pensei, assim sucederá, e como determinei, assim se efetuará. (Isaías 14:24). Temos visto sua fidelidade no cumprimento das promessas da aliança, culminando com o sacrifício e a morte de Seu próprio Filho em nosso lugar. Como Paulo nos encoraja em sua carta aos Romanos, “Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como nos não dará também com ele todas as coisas?” (Romanos 8:32). Em meio as nossas preocupações, precisamos nos lembrar de que Deus é bom e fiel.

3. Deus provê seus filhos: As Escrituras nos diz que somos filhos adotivos do Pai. “Porque Deus nos escolheu nele antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis em sua presença. Em amor nos predestinou para sermos adotados como filhos, por meio de Jesus Cristo, conforme o bom propósito da sua vontade” (Efésios 1:4-5). Quando nos preocupamos e nos inquietamos com as coisas, nós nos esquecemos quem é o nosso Pai; nos esquecemos de que somos como seus filhos. Vivemos como se fôssemos órfãos desabrigados sem um Pai que cuida e se preocupa com nós.

Quando esquecemos essa verdade, vivemos como os Israelitas que Deus chamou para que fossem seu povo. Ele salvou e resgatou da escravidão; no entanto, eles se esqueceram de novo e de novo. Quando eles tinham fome, imediatamente pensavam que Deus permitiria que morressem no deserto. Quando Moisés subiu ao monte e não voltou por um tempo, eles decidiram adorar os ídolos. Quando seus inimigos pareciam ser muito fortes, eles achavam que seriam derrotados.

Nós não somos diferentes deles. Também esquecemos que Deus é Jeová Jiré, o nosso provedor. Esquecemos de como Ele nos deu a salvação. Esquecemos que Ele nos dá tudo o que precisamos para completar qualquer tarefa que nos chamou. Quando nos consumimos de preocupação, precisamos lembrar que Deus é que nos provê.

4. A graça de Deus é suficiente: Tudo em nossa vida vem pela graça de Deus: nossa vida, o ar que respiramos, a salvação, o crescimento, a nossa perseverança na fé, tudo. Sua graça é suficiente; é um poço que nunca seca. Podemos depender e confiar em Sua graça porque Ele prometeu nunca nos deixar e nem abandonar. Ele prometeu completar a obra que começou em nós. Confiamos e cremos que Ele nos dará a graça que necessitamos para sobreviver qualquer que seja a circunstância que nos preocupa.


Neste mundo caído, teremos oportunidades suficientes e motivos para nos preocupar. Além disso, porque nós tendemos a ser esquecidos, seremos tentados a nos preocupar. Porém, Deus, por meio de Seu Espírito, nos dará graça sobre graça. Nos ajudará a lembrar o que Ele tem feito.

traduzido por Daiana Oliveira (Foco na Palavra de Deus)

Compartilhe

Relacionados

Anterior
Next Post »